Riscos ergonômicos enfrentados pelo enfermeiro: uma revisão narrativa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A Enfermagem é a profissão que possui mais frequência de contato com os pacientes, por esse motivo, é classificada como a quarta profissão mais estressante no setor público.E isso acarreta em várias consequências para esses profissionais da área da saúde, inclusive, riscos ergonômicos, e dentre eles, podemos citar os movimentos corporais e posturas inadequadas. Objetivo: Analisar as evidências científicas produzidas acerca dos riscos ergonômicos enfrentados pelo enfermeiro através de uma revisão narrativa. Com a seguinte questão norteadora: O que tem sido produzido cientificamente acerca dos riscos ergonômicos enfrentados pelo enfermeiro? Método: O estudo consiste em uma revisão narrativa, realizada através da base de dados de Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, incluídos os artigos em português e analisados aqueles publicados de 2008 a 2019. Resultados: É fato de que há a necessidade de reeducação do trabalhador de saúde em relação aos riscos ocupacionais, inclusive sobre a exaustão e limites do corpo, podendo assim proporcionar uma conscientização e consequentemente minimizar casos de acidentes de trabalho, e enfim melhorar a saúde do trabalhador.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Os autores(as) declaram e concordam que os direitos autorais referentes ao artigo referenciado são propriedade exclusiva da Revista sobre Excelência em Gestão e Qualidade, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
O trabalho publicado na Revista de Excelência em Gestão e Qualidade de Faculdade Integrada de Santa Maria está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.